Dia internacional do gamer: três consoles retrôs que são a tentação da galera

Redação

Você sabia que hoje é o dia internacional do gamer? Pois é, a data foi criada por revistas espanholas especializadas no tema, que viram a necessidade de se comemorar uma data específica para os adeptos dos jogos digitais.

Segundo dados da Nezoo, empresa que faz análises e levantamentos referentes ao setor, já em 2019, os 81,2 milhões de jogadores do Brasil ajudaram a gerar receitas de US$ 1,6 bilhão, colocando o país entre os maiores no mercado de games do mundo e o primeiro da América Latina. E agora, em meio a pandemia, o potencial de crescimento tornou-se ainda mais promissor.

Com isso, que tal conhecer cinco consoles que é a tentação da galera?

ATARI

A Atari, fundada em 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi uma empresa de produtos eletrônicos, e uma das principais responsáveis pela popularização dos vídeo games pois, no mesmo ano de seu lançamento, começou a produzir em massa máquinas que produziam o jogo Pong.

Inicialmente, a Atari não tinha capacidade para fabricar os próprios gabinetes, mas ciente que do potencial do jogo que tinha em mãos, Bushnell investiu tudo o que podia para poder construir a própria linha de produção. Assim, em novembro de 1972, a Atari lançou PONG, que em pouco tempo foi um fenômeno de vendas nos Estados Unidos e colocou o nome da empresa no mapa. PONG foi o primeiro game de uma linha de muitos sucessos que a Atari lançaria de 1972 em diante, lançando também em paralelo a ideia de salões com gabinetes com games eletrônicos, no lugar dos tradicionais pinballs e máquinas de jukebox. O game de pingue-pongue da Atari deu a luz ao arcade como conhecemos até hoje.

Hoje o nome Atari é um eco do passado, cujo legado à indústria dos video games é incalculável. Seus jogos e consoles marcaram gerações de jogadores, e títulos como River Raid, Space Invaders, Adventure, H.E.R.O, Pitfall!, Keystone Keepers (lançado no Brasil com o nome de Polícia e Ladrão), Enduro e Mario Bros são lembrados com carinho por trintões e quarentões do mundo inteiro.

Onde comprar: Magazine Águas de São Pedro (Parceiro Magazine Luíza)

SUPER NITENDO

Super Nintendo, um dos consoles mais influentes e lendários da história dos videogames acaba de completar 30 anos de existência.

Lançado em 13 de agosto de 1991, o Super Nitendo ganhou o coração da molecada desde seu lançamento, contando com games históricos desde o primeiro dia disponível nas lojas. Ele foi lançado oito meses após a versão japonesa, o Super Famicom.

Ele conta com uma biblioteca de jogos com mais de 700 títulos, o console 16-bits da Nintendo sobrou em quantidade e qualidade em praticamente todos os gêneros de jogos. Entre esses jogos estão: The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Mario World, Super Metroid e Super Street Fighter 2.

Onde comprar: Americanas, Casas Bahia

MASTER SYSTEM 3

O Master System 3 é um videogame que fez a alegria da infância de vários jogadores tem uma biblioteca de jogos impressionante. E é muito improvável que você, gamer de 30/40 anos, não tenha tido, jogado ou, pelo menos, ouvido falar, e até discutido, sobre o Master System! Afinal, este foi um dos consoles que dominou as prateleiras de lojas e locadoras do Brasil na década de 80 e começo dos anos 90 graças ao incrível trabalho de marketing feito pela Tec Toy que não só trouxe uma série de games, como também até criou alguns para esse console de 8-Bits, onde  ganhou jogos exclusivos e ports de outros consoles e até games com os nossos personagens mais famosos, como a Turma da Mônica e o Chapolim Colodaro.

Contudo, o jogo que se destacou no Master System 3 foi o eterno Sonic the Hedgehog, uma série de jogos e uma franquia multimídia japonesa criada pelo Sonic Team e produzida pela Sega. A franquia segue Sonic, cuja vida pacífica é sempre interrompida pelo antagonista principal da série, Dr. Eggman.

Onde comprar: Casas Bahia, Magazine Águas de São Pedro (Parceiro Magazine Luiza)

Deixe um comentário